Nesta viagem pela Ásia Central vamos encontrar parte da histórica Rota da Seda, desvendando tesouros da Ásia Central como o Quirguistão, o Cazaquistão e o Uzbequistão que guardam paisagens verdadeiramente de sonho, uma das maiores concentrações de arquitetura islâmica do mundo e tradições nómadas. Terminaremos no Turquemenistão, o grande desconhecido, um país surpreendente e ainda muito pouco explorado. Estas quatro ex-repúblicas soviéticas entrarão para o seu top dos países mais belos e exóticos do mundo.
17 dias de viagem só para aquelas pessoas que têm um espírito despojado e aventureiro.
1º DIA - CIDADE DE ORIGEM | ISTAMBUL | …
Comparência no aeroporto, formalidades de embarque com o guia INATEL. Partida em voo regular da Turkish Airlines, via Istambul, com destino a Bishkek, no Quirguistão. Noite a bordo….
2º DIA - … | BISHKEK (QUIRGUISTÃO)
Chegada de madrugada à capital do Quirguistão. Formalidades de desembarque. Transfer para o hotel. Check-in antecipado para descansar. Pequeno-almoço. Partida para a cidade para um passeio panorâmico vendo: a Praça Central Ala-Too, o Museu Histórico Estatal e a Troca da Guarda de Honra, a Estátua de Lenin e o Parque Duboviy, a Praça Pobeda ou da Vitória e muitas outras atrações. Almoço e jantar. Alojamento no hotel.
3º DIA - BISHKEK | SON KUL
Distância percorrida: 350 km (aproximadamente)
Partida para uma viagem paisagisticamente de sonho contemplando: Lago Son-Kul via Canon Boom, lago Orto Tokoy, Vila Kochkor, Vale Sary Bulak e a Passagem de Kalmak Ashu. No caminho, visita ao resort Burana, localizado a 70 km de Bishkek, no Vale Chuy. Paragem na Vila Kochkor para almoço. Chegada ao acampamento prevista para o final da tarde. Jantar e alojamento em iurtas - tenda ou cabana circular usada tradicionalmente pelos pastores nómadas mongóis e de outros povos da Ásia Central. Aqui, poderá opcionalmente fazer passeios a cavalo e/ou desfrutar do silêncio e da tranquilidade do segundo maior lago do país.
4º DIA - SON KUL | ISSYK KUL | CHOLPON ATA
Distância percorrida: 280 km (aproximadamente)
Depois do pequeno-almoço no acampamento de iurtas, desfrutaremos de tempo livre junto às tranquilas margens do lago. Partida para o Lago Issyk Kul — o maior do país e um dos maiores lagos alpinos do mundo, depois do Lago Titicaca. A rota passará pela Passagem Kalmak Asuu, pela vila de Kochkor e pela cidade de Balykchi. Almoço entre visitas. Em Kochkor, visita a uma oficina feminina com participação opcional na fabricação de tapetes quirguizes (pequeno custo adicional). Chegada ao complexo localizado na margem norte do Lago Issyk Kul. Jantar. Alojamento.
5º DIA - ISSYK KUL | CHOLPON ATA | KARAKOL
Distância percorrida: 150 km (aproximadamente)
Partida para Karakol. No caminho, paragem para visita ao Museu ao Ar Livre de Petróglifos Escitas e Túrquicos (séculos VII a.C. - V d.C.). Almoço entre visitas. Passeio panorâmico pela cidade: Visite o museu dedicado ao famoso viajante russo N.M. Prjevalskiy, explorador das Montanhas Tirana Shan, e a Mesquita Dungana, uma das construções de madeira mais atraentes e cativantes de Karakol. A mesquita foi construída em 1910 no estilo clássico chinês. A próxima visita será à Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade (1876), que abriga uma das joias sagradas da Igreja Ortodoxa – o ícone da Virgem de Tikhvin. Jantar. Alojamento.
6º DIA - KARAKOL | CHARYN | ALMATY (CAZAQUISTÃO)
Distância percorrida: 380 km (aproximadamente)
Partida para a fronteira com o Cazaquistão, via Kegen / Korday. Mudança de autocarro e de guia. Atravessaremos a fronteira e seguiremos em direção a Almaty. No caminho, visitaremos o desfiladeiro Charyn - um dos locais mais espetaculares do Cazaquistão devido às suas extraordinárias formações rochosas de cor ocre. Ao longo de milhões de anos, o Rio Charyn (Sharyn) esculpiu um desfiladeiro com 150 a 300 metros de profundidade na estepe, que o tempo transformou no que vemos hoje. As rochas sedimentares que formam este fenómeno natural têm mais de 12 milhões de anos. Almoço em circuito. Chegada ao hotel. Jantar livre. Alojamento.
7º DIA - ALMATY
Visita ao Parque dos 28 Guardiões Panfilov, à Catedral da Ascensão e ao Museu de Instrumentos Musicais Nacionais. O acervo do museu conta com mais de 1.000 artefactos, incluindo objetos raros do século XVII. Um total de 60 tipos de instrumentos nacionais estão expostos: kobyz, dombra, syldyrmak (um tipo de pandeiro) e outros instrumentos nacionais. A Mesquita Central foi construída em 1999 (visita interior). Para vivenciar verdadeiramente o espírito da cidade, sua atmosfera, sabores e cores, visite o Bazar Verde. Desfrute de uma degustação de iguarias locais, incluindo leite de égua e de camela. Após o almoço, partida para o Desfiladeiro do Medeu (a 25 km da cidade). Aqui encontramos a pista de patinagem no gelo mais alta do mundo e uma das atrações mais importantes da cidade.
Transporte em teleférico (com extensão total de 6.200 m) até à Estação de Ski Shymbulak, localizada no pitoresco Vale Trans-Ili Alatau, a uma altitude de 2.200 m acima do nível do mar - um lugar lindo, com ar puro e glaciares no topo das elevações. Teleférico até o Pico Talgar (3.200 m). Continuaremos o passeio pelo Parque Kok-Tobe, uma das principais atrações de Almaty, localizado nas encostas da montanha de mesmo nome e se eleva 1.130 metros acima da cidade. Esta é uma área paisagística com planaltos, bosques e da torre de televisão com 350 metros de altura (uma das mais altas do mundo!). Contemple a vista panorâmica maravilhosa das montanhas e da cidade deste que é o cartão de vsita de Almaty. Jantar e alojamento.
8º DIA - ALMATY | TURQUISTÃO (imersão na cultura cazaque) – voo doméstico
Partida para a aldeia étnica cazaque "Os Hunos" (a 35 km da cidade), para participar de rituais, jogos nacionais e tradições cazaques. Recepção com o ritual de boas-vindas, "Shashu", em que chocolates são atirados ao ar em cima dos visitantes que os devem recolher. Segundo crenças antigas, esses chocolates trazem boa sorte.
Programa de entretenimento previsto:
Os visitantes irão ver e participar da arte da fabricação de feltro, visitar uma iurta, aprender sobre a arte de instalar e remover iurtas cazaques e aprender as diferenças entre uma iurta cazaque e um ger mongol. Aprendemos os rituais "Besikke salu" e "Tusau kesu" (duas tradições do Cazaquistão relacionadas com infância. "Besikke salu" refere-se à cerimônia de colocar um recém-nascido no berço (besik), geralmente realizada entre o terceiro e quinto dia após a queda do cordão umbilical. Já a "Tusau kesu" é a cerimônia de cortar as amarras (ou cordas) que foram amarradas nos pés da criança quando ela começa a andar, com o objetivo de abençoar seus primeiros passos e desejar-lhe sucesso).
O grupo irá assistir à apresentação de um cavaleiro cazaque e a jogos tradicionais como "kyz kuu" – um rapaz que persegue uma moça a cavalo e tem que beijá-la enquanto ela se move. Se ele falhar, a moça persegue-o e chicoteia-o; e "atpen audaryspak" – luta cazaque a cavalo.
O passeio continua com danças, música e almoço tradicional.
De tarde, aula para aprender a fazer baursak (pão tradicional).
Opcional: Quem desejar passar mais tempo na natureza pode reservar um passeio a cavalo pelas montanhas, com ou sem guia.
Espetáculo de cavalaria cazaque "Dzhiguitovka", uma variedade de actividades complexas com um cavalo em movimento, incluindo tiro ao alvo. Desde o início do século XVIII, é considerado o desporto equestre nacional entre cazaques, cossacos e outros povos do Cáucaso e da Ásia Central, praticado por homens e mulheres.
A meio da tarde, transfer para aeroporto. Voo doméstico para o Turquistão, cidade sagrada dos muçulmanos asiáticos e Património Cultural da UNESCO, antigo local de caravançarais na Rota da Seda, com as suas ruas antigas, um mausoléu do século XIV, termas do século XVI e atrações turísticas do século XXI. Chegada ao hotel. Jantar. Alojamento.
9º DIA - TURQUISTÃO | SHYMKENT
Distância percorrida: 160 km (aproximadamente)
Tour pelo Turquistão: Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi (Património da UNESCO). Localizado na cidade de Yasi, hoje Turquistão, foi construído entre 1389 e 1405, durante o reinado de Tamerlão. Neste edifício, que permaneceu parcialmente inacabado, mestres construtores persas experimentaram novas soluções estruturais e arquitetónicas que mais tarde seriam utilizadas na construção de Samarcanda, a capital do Império Timúrida. É um dos edifícios mais monumentais e bem preservados da era Timúrida. Visita ao complexo Karavansaray. Visita do cinema 8D do Cazaquistão, "Altyn Samruk" (Fénix Dourada), o "teatro voador". O efeito 8D imersivo levá-lo-á a um voo fantástico. Partida para Shymkent (cerca de 3 horas). Ao longo do caminho, visita do Mausoléu de Aristão – Bab, do século XII – um dos santuários muçulmanos da Ásia Central e famoso como local de peregrinação, Otrar (também chamada de Farab) um importante centro comercial na história da Ásia Central, localizado no cruzamento das caravanas da Grande Rota da Seda. O primeiro assentamento no território de Otrar foi estabelecido no século I a.C. pelos Kangli (Império Kangju). Os primeiros monumentos datam dos séculos XII a XV. Chegada a Shymkent à noite. Jantar. Alojamento.
10º DIA - SHYMKENT | ASTANA (voo doméstico)
Transfer para o aeroporto. Pelas 11:30 voo para Astana. Chegada a Astana às 13:00. Ida para o centro da cidade. Começamos nosso passeio por Astana, incluindo uma visita ao Palácio da Independência, onde os turistas podem ver a planta geral de Astana; o Palácio da Paz e da Concórdia – um edifício em forma de pirâmide, uma obra-prima do arquiteto britânico Norman Foster. O palácio foi construído para conferências de líderes das religiões tradicionais do mundo e agora é um dos marcos mais importantes da cidade; Hazret Sultan - uma das maiores mesquitas da Ásia Central; Torre Baiterek – o símbolo da nova capital do Cazaquistão. Almoço entre visitas. Jantar livre. Alojamento.
11º DIA - ASTANA
Passeio pela cidade de Astana, pasando pela Torre da Paz, o famoso centro comercial e o Boulevard Astana. Almoço. Após o almoço, visitaremos a esfera central chamada "Nur Alem"- a peça central do complexo e o maior edifício esférico do mundo. Mede 80 metros de diâmetro e 100 metros de altura. Este complexo é um legado da EXPO 2017, realizada em Astana. Jantar livre. Alojamento.
12º DIA -ASTANA
Visita ao Museu Nacional. Passeio de barco de 40 minutos pelo Rio Ishim, o segundo maior rio do Cazaquistão. Almoço. Tarde livre. Jantar de despedida do Cazaquistão. Alojamento.
13º DIA -ASTANA | TASHKENT (voo internacional) (UZBEQUISTÃO)
Transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Tashkent, Uzbequistão. Chegada. Almoço livre. Transporte para o hotel. Tempo livre para explorar a capital do país que a todos encanta. Jantar e Alojamento.
14º DIA - TASHKENT | URGENCH (voo doméstico) | KUNYA-URGENCH | DARWAZA (TURQUEMENISTÃO)
Nota: dia de viagem bastante longo atravessando estradas em mau estado.
Transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Urgench. Chegada e transporte para a fronteira com o Turquemenistão. Almoço. Mudança de transporte e de guia local. Formalidades fronteiriças. (visto e teste PCR). Encontro com o guia local do Turcomenistão e continuação da viagem em veículos 4x4 para o Turquemenistão. Visita a Kunya Urgench, cidade Património Mundial da UNESCO. Esta é uma das cidades mais antigas da Ásia Central, que foi completamente destruída durante a invasão mongol. Continuação em veículos 4x4 até Darwaza. Chegada ao final da tarde e explore a impressionante paisagem da cratera de gás que se encontra em chamas durante todo o dia e toda a noite continuamente desde 1971. Pela sua espetacularidade é muitas vezes apelidada como “Porta do Inferno”. Ida para o acampamento. Jantar (estilo churrasco). Alojamento em iurtas.
15º DIA - DARWAZA | ASHGABAT
Partida para Ashgabat, a singular capital do Turquemenistão, conhecida como a "Cidade Branca" devido à sua arquitetura dominada por edifícios revestidos em mármore branco. A cidade foi reconstruída após um terremoto e, por lei, todos os novos edifícios devem ter fachadas de mármore branco Sivec. Curiosamente os carros pretos são proibidos e obedecem preferencialmente a esta regra “branca”. Chegada e visita das ruínas da cidade de Anau, os Estábulos de Ahalteke e o miradouro panorâmico do Palácio do Casamento. Almoço entre visitas. Transporte para o hotel. Jantar e alojamento.
16º DIA - ASHGABAT
Passeio pela cidade com visitas ao Bazar de Domingo, ao Parque da Independência, ao Arco da Neutralidade, ao Museu Nacional e à Mesquita-Mausoléu de Turkmenbashi. Almoço. À tarde, visita à Mesquita Ertugrul Gazi. Jantar. Alojamento.
17º DIA - ASHGABAT | ISTAMBUL | CIDADE DE ORIGEM
Transporte para o aeroporto e formalidades de embarque, assistidas pelo guia INATEL. Saída em voo regular Turkish Airlines, via Istambul, com destino a Portugal. Chegada.
Mínimo de 25 participantes
Hotéis previstos: 3* e 4* - localizações centrais nas cidades - (ou similares)
Voos previstos (sujeitos a alterações) com saída de Lisboa:
TK1756 15MAY LISIST 1110 1755 (duração aproximada de 4h45m)
TK 348 15MAY ISTBSZ 2020 0430 (duração aproximada de 5h10m)
TK 325 31MAY ASBIST 0815 1030 (duração aproximada de 4h15m)
TK1759 31MAY ISTLIS 1225 1530 (duração aproximada de 5h05m)
Voos domésticos e entre países da Ásia Central: a informar atempadamente
Notas:
O programa poderá sofrer alterações por motivos alheios à Fundação INATEL.
Obrigatório Passaporte com validade mínima de 6 meses após a data de regresso, cuja cópia nos deve ser enviada previamente.
Visto Turquemenistão: Pago apenas localmente em numerário (dólares americanos): cerca de 90 a 100 dólares.
Teste PCR para entrada no Turquemenistão: pago localmente (dólares americanos): cerca de 33 dólares.