inatel

social



CAMINHOS DE SANTA TERESA DE JESUS   
Datas: 01 a 08 setembro 2019 Partidas: Viana do Castelo | Braga | Porto | Aveiro | Viseu

Itinerário:
ROTA DAS CIDADES PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
 
Teresa de Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesus (28 de março de 1515 — 4 de outubro de 1582), foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante pelas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e pela sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.
Quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada pelo papa Gregório XV. Paulo VI proclamou-a Doutora da Igreja e reconheceu-a como Mãe da Espiritualidade. As suas práticas meditativas estão detalhadas na obra "Caminho da Perfeição" 
Aqueles que precisam de recuperação das doenças do coração, do sangue e do cérebro, de dores de cabeça rezam a Santa Teresa. Aqueles que perderam os pais, as pessoas que precisam da graça divina, os religiosos, os professores e as bordadeiras rogam a esta Santa. 
Mas esta viagem de turismo religioso contempla uma importante dimensão: as Cidades Património da Humanidade que visitará de uma outra forma - o que lhe trará mais paz de espírito.
 
1º DIA -  CIDADES DE ORIGEM | MADRID
Saída em direção a Madrid com almoço livre em circuito. Chegada a Madrid. Jantar e alojamento.
 
2º DIA - MADRID | ALCALÁ DE HENARES | MADRID
Visita matinal à Madrid dos Áustrias, percorrendo a maior zona de concentração monumental do espaço urbano da Cerca de Felipe IV. A Plaza de la Villa, a Plaza Mayor e seus arredores; as ruas de San Justo e Sacramento, as Praças da Província e de Santa Cruz, vão desde a Plaza Mayor até à Porta de Toledo; la Plaza de la Paja, antigo mercado muçulmano; a Calle de Segovia, a Carrera de San Francisco e Plaza de los Carros. Terminaremos a manhã com a visita à Catedral de Almudena. Regresso ao hotel para almoço. Pela tarde visitaremos Alcalá de Henares, declarada Cidade Património Mundial pela UNESCO, graças ao recinto histórico e à Reitoria da Universidade. Esta cidade é uma das nove cidades de Espanha que a UNESCO classificou como únicas. Entre a interminável lista de património histórico e artístico, destacam-se 9 Monumentos Nacionais, entre os quais: a Porta do Sol, a Universidade, a casa natal de Miguel Cervantes, o Corral de Comedias e o Hospital de Antezana. Regresso ao hotel para jantar e alojamento.
 
3º DIA -  MADRID | TOLEDO | MADRID
Visita de dia inteiro a Toledo. Cidade declarada Conjunto Histórico-artístico em 1940 sendo que, em 1987, foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO. Rodeada pelo Rio Tejo, Toledo é conhecida como a cidade das três culturas, por ter sido povoada, durante séculos, por cristãos, judeus e árabes. Também é conhecida como “A Cidade Imperial”, por ter sido a sede principal da corte de Carlos I de Espanha nos reinos hispânicos. O centro histórico é um autêntico museu ao ar livre. Visitaremos a Catedral, uma das mais espetaculares de Espanha. Almoço em restaurante. Pela tarde, tempo livre para seguir disfrutando da cidade e restantes monumentos. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento. 
 
4º DIA – MADRID | SEGÓVIA | ÁVILA | MADRID
De manhã, excursão à cidade de Segóvia, onde destacamos o emblemático Aqueduto, uma das obras mais caraterísticas deixada pelos romanos e que conta com um total de 166 arcos em pedra de granito. É também um dos pontos mais importantes na Rota de Santa Teresa. Foi aqui que realizou, em 1574 a sua 9ª fundação, o Convento das Carmelitas Descalças. A missa inaugural foi dada por São João da Cruz, cujos restos mortais descansam na igreja do convento. Nas proximidades encontram-se o Santuário de Nuestra Señora de la Fuencisla e da Igreja de Vera Cruz. Continuamos o nosso passeio junto ao Alcázar, uma fortaleza impressionante, na confluência dos rios Eresma e Clamores, situada numa elevação rochosa assemelhando-se a uma proa. Terminaremos na Catedral, que ocupa uma posição de relevo nesta cidade. Almoço em restaurante. De tarde, visitaremos Ávila, cidade muralhada declarada Património da Humanidade. Casas, palácios, templos e conventos, representam o rico património artístico onde também coabitaram três culturas. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.
 
5º DIA – MADRID | PALÊNCIA | MEDINA DEL CAMPO | SALAMANCA
Partida para Palência, onde iremos fazer um tour pela cidade velha, começando pela Calle Mayor, principal artéria comercial da cidade. Destaque para a Catedral “la bella desconocida”, construída entre os séculos XIV e XVI, a Igreja de São Miguel, o Mosteiro de Santa Clara e a Plaza Mayor onde se encontra a escultura em homenagem ao escultor Palatino Alonso Berruguete. Regresso ao hotel para almoço. De tarde continuamos a visita até à Medina del Campo onde veremos o Castelo da Mota, baluarte e pátio de armas. O Convento de São José foi a segunda das fundações de Santa Teresa de Jesus (1567) mas há muitos outros lugares relacionados com a sua figura. Destaque também para a fachada do colégio de São Antolín na Plaza Mayor, Plaza de los Gálgos, a casa dos arcos e o Palácio Real Testamentário de Isabel, a Católica, originalmente de estilo mourisco. Medina del Campo é a capital da denominação dos vinhos de Rueda. Check-in no hotel, jantar e alojamento.
 
6º DIA - SALAMANCA | ALBA DE TORMES | SALAMANCA
De manhã, visita à emblemática cidade de Salamanca, considerada Património da Humanidade. Cidade plateresca, monumental e universitária, repleta de igrejas, palácios, colégios e casas nobres. Destacamos a Plaza Mayor de estilo barroco, onde se encontra a câmara, o complexo da catedral e da universidade, com uma magnífica fachada do século XVI. A presença de Santa Teresa na cidade pode ser apreciada desde a Plaza Mayor até à Universidade. Na primeira, poderemos ver um medalhão dedicado à mesma. Na segunda, é Doutora Honoris Causa. Inclui-se também a Catedral Nova, que alberga uma capela dedicada à sua figura. Almoço em restaurante. De tarde, visitaremos a vila de Alba de Tormes incluindo o Castelo Duques de Alba, a Basílica de Santa Teresa onde, no seu interior, podemos ver o primeiro enterro de Santa Teresa e o atual, a sala das relíquias onde se conservam o braço e o coração, distintos objetos que pertenceram à Santa. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
 
7º DIA - SALAMANCA | VALLADOLID | SALAMANCA
Esta manhã visitaremos a bela cidade de Valladolid, capital de Castela e Leão. Foi nesta cidade que nasceram Felipe II e Ana de Áustria, que se casaram os Reis Católicos e onde viveram Colombo, Cervantes, Góngora e Quevedo. No centro histórico podemos ver a Plaza Mayor, a primeira e maior praça retangular de Espanha; o Campo Grande, parque urbano que data do século XVIII. Visita da Catedral desenhada por Juan de Herrera, conhecida como “La Inconclusa”. É em Valladolid que encontramos a quarta Fundação de Santa Teresa, um convento com excecionais obras de arte no claustro e nos coros. Almoço em restaurante. À tarde visita ao Museu Nacional de Escultura Policromada, onde se representa a dureza da espiritualidade castelhana nas suas imagens da Semana Santa. Algum tempo livre. Regresso ao hotel para jantar e alojamento.
 
8º DIA -  SALAMANCA | CIDADES DE ORIGEM.
Início da viagem de regresso a Portugal com almoço livre em circuito. 
 
Mínimo de 35 participantes.
 
Hotéis previstos 4* (ou similares):
Salamanca: Fórum 4* https://www.salamancaforum.com/


PREÇO POR PESSOA DESDE: : 671 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 7 noites de alojamento em hotéis de 4*;
  • 13 refeições: 6 almoços, 7 jantares;
  • bebidas incluídas (água e vinho) às refeições;
  • guia acompanhante durante todo o circuito;
  • visitas de meio-dia com guias oficiais de língua portuguesa (ou espanhol) em Madrid, Toledo, Segóvia, Ávila, Salamanca, Alba de Tormes e Valladolid;
  • Entradas: Catedral de la Almudena, Catedral de Toledo, Catedral de Segóvia, Catedral de Ávila, Convento da Encarnação, Museu de Santa Teresa, Catedral de Valladolid, Catedral de Palência, Catedrais Velha e Nova de Salamanca, Basílica de Santa Teresa, “Carmus” - Museu Teresiano, Castelo da Mota, Santuário de Fuencisla, Museu de Escultura de Valladolid;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de serviço (10€);
  • quaisquer serviços que não se encontrem devidamente mencionados no presente programa e extras, tais como gratificações, taxas de cidade, bagageiros, telefonemas, etc.




Inatel